Homeopatia

O que é homeopatia?

Sob a orientação da minha mestre e amiga Dra. Elizabeth Zapater, a quem devo inúmeras honras, descobri a Homeopatia ainda na graduação e, desde então, minha escolha profissional pela Medicina despertou para novos sentidos.

Descobri um novo paradigma para a relação saúde-doença e um método para o entendimento profundo não só sobre cada paciente, mas também sobre sua família, sua história.

A terapêutica homeopática atua na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann no final do século XVIII. Empregando mais de 2000 remédios extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, propõe um paradigma diferente sobre o entendimento dos processos de adoecimento, reconhecendo o indivíduo como um ser único e que, portanto, também adoece de forma particular.

O tratamento homeopático pode ser empregado para qualquer idade, sem efeitos colaterais e, em determinados casos, em associação ao tratamento alopático, seja para distúrbios físicos ou psíquicos. É uma especialidade médica no Brasil reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 através da Resolução CFM nº 1.000/80 e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina alternativa e complementar

Como é a consulta?

A homeopatia instiga no paciente um conhecimento do próprio corpo para que seus sintomas e sensações sejam relatados o mais detalhadamente possível. Essa análise inclui a observação de características físicas e psíquicas, além do padrão de sono, sensação de frio e calor, sede e apetite.

Além do diagnóstico clínico, que é essencial, a homeopatia analisa a peculiaridade dos sintomas para prescrição do remédio. Um mesmo remédio tem diversas funções e não há um único remédio para cada doença. Essa definição depende da forma que o remédio é prescrito, sua diluição (potência) e frequência de doses.