Pediatria

O primeiro contato com a família pode acontecer já na fase da gestação, em uma consulta pré-natal no terceiro trimestre da gravidez, na qual são abordados temas como pós-parto, primeiros dias de vida e dúvidas das gestantes e futuros pais nos cuidados com o bebê.

A partir de então as consultas de Puericultura são realizadas periodicamente de acordo com a faixa etária da criança e suas necessidades.

Como é a consulta?

Meu foco principal é o desenvolvimento infantil nos mais diversos aspectos, como físicos e emocionais. Tenho como princípio aproveitar a consulta para observar o modo de brincar e a relação com seus pais. As dúvidas são respondidas ao longo de uma conversa descontraída enquanto brincamos. Nessa dinâmica consigo analisar como a criança interage, reproduzindo situações que acontecem fora daquele espaço para entender com mais clareza quais são os aspectos a serem tratados.

Sempre que necessário indico uma avaliação complementar com profissionais de minha confiança. A atuação multiprofissional é fundamental quando se fala de atrasos do desenvolvimento. Muitas vezes as avaliações com fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e/ou pedagoga são feitas em conjunto, durante a consulta médica.

Os aconselhamentos e orientações durante a consulta são traçados em conjunto com a família, respeitando a dinâmica de cada núcleo familiar, ou seja, cada um tem seu próprio padrão quando se trata dos cuidados com seu filho.